Deixo aqui um passo a passo para pais de celíacos de como proceder a orientação junto à escola. São orientações da ACELBRA. Vale à pena seguir as dicas!
Então vamos lá:
Quando uma criança tem uma doença tão importante quanto a doença celíaca, logo se pensa em como manter a socialização dela em ambiente que a exponha ao glúten! O objetivo sempre é inclusão com segurança!
O primeiro desafio é o ambiente escolar.
Aqui anexo a cartilha da fenacelbra, que pode ser levada à escola.
Na prática, aqui vão algumas orientações:
1.Organize um material explicativo (que pode ser a cartilha colocada aqui no site, pode ser o gibi explicativo) e peça uma oportunidade de explicar a todos os professores sobre a doença (Todos!Na falta do titular, o substituto tem que estar a par da situação!)
2. Acelbra fornece o Gibi da Emília do Sítio do Pica Pau Amarelo (tem aqui nesta página) sobre ser celíaco. Seria bom que a professora pudesse ler para a turma. O objetivo é inclusão!
3. Leve o material da ACELBRA. É necessário que haja fundamento para que ninguém pense que você está “neurotizando” a doença.
4. Leve sempre o atestado e receita. Avise que vários medicamentos podem ter glúten e que só podem ser dados medicamentos liberados pelo médico.
5. O celíaco pode e deve fazer exercício físico na mesma intensidade do colega, a menos que já tenha osteoporose instalada.
6. Na aula de artes, sempre levar giz de cera, balões, massa de modelar e tinta que não contenham glúten na formulação.
7. Aulas de culinária: não poderão participar se houver glúten no ambiente!
8. No caso de festas, duas opções: levar a comida da criança ou se os pais preferirem, não levar a criança aquele dia na escola.
9. Lanches não podem ser trocados e compartilhados.
10. A preparação do almoço e lanche deve ser totalmente individualizada dos demais.
crianca_celiaca_indo_para_escola
Clique aqui em baixo no descarregar ficheiro (sorry, site norte americano traduz cada coisa!) para pegar o seu exemplar e imprimir!
cartilha_da_emilia_celiaco