Vacinas em Alérgicos a Ovo

Quando se fala em vacina para alérgico a ovo, é comum o paciente sentir dúvidas, medos e insegurança. Devo ou não vacinar?😲

Alergia a ovo afeta atualmente 0,5 a 2,5% das crianças. Pode se manifestar com uma gama de sintomas. Mas o sintoma que mais assusta os pais, principalmente quando o assunto é vacinação, é o choque anafilático.

O ovo é componente de algumas vacinas: influenza, febre amarela, tríplice viral, raiva. Cada uma destas vacinas tem uma concentração diferente de ovo na composição. A concentração máxima de ovo segura em pacientes com reação anafilática prévia a ovo é de 2 μg/ml.

Então vamos lá:

É seguro vacinar contra a gripe? (vacina influenza) 

As concentrações de proteínas de ovo na vacina influenza são inferiores a 1,2 μg/ml. Por isso, a recomendação da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai) é que, os pacientes com anafilaxia ao ovo, recebam esta vacina! (veja o parecer no documento para download abaixo)

É seguro vacina tríplice viral? 

A vacina tríplice viral apresenta concentrações desprezíveis de ovo, sendo insuficiente para causar uma reação aos pacientes alérgicos.

É seguro a vacina da febre amarela? 

Em relação à vacina da febre amarela (FA), as concentrações da proteína do ovo podem ser maiores que as da recomendação. A quantidade de ovo albumina pode variar entre 2,43 e 4,42 μg/ml de acordo com o lote e podem desencadear reações alérgicas.

Mas frente aos novos panoramas de febre amarela no Brasil, a ASBAI se posicionou recentemente da seguinte forma:

1 - Pessoas com história de reações alérgicas leves a moderadas, após ingerirem ovo (apenas urticária, por exemplo), podem receber a vacina sob supervisão médica e devem ficar em observação por 30 minutos após a vacinação.

2 – Pessoas com história de reações alérgicas graves após ingestão de ovo, como anafilaxia, têm contraindicação de fazer a vacina.

Mas, se a área onde a pessoa mora é de alto risco de febre amarela, o que fazer?

Deve ser encaminhado ao alergologista para realizar testes cutâneos.

Teste cutâneo negativo – realizar a aplicação da vacina sob supervisão médica e com período de observação de 30 minutos.

Teste cutâneo positivo – deve-se encaminhar ao alergologista para fracionamento de doses ou dessensibilização em local preparado para suporte em choque anafilático. O procedimento de vacinação para alérgicos desta monta consiste em aplicar a vacina em duas doses – 10% e 90% – ou em no máximo cinco etapas, com intervalo de 30 minutos entre elas, com proteção de medicação antialérgica e supervisão de equipe especializada em um ambiente médico.

Se você estiver em dúvida do que fazer, consulte seu médico.

Site muito interessante sobre vacinas da sociedade brasileira de imunologia - https://familia.sbim.org.br/

Um grande abraço, Dra. Mirella

Fonte: ASBAI

VACINA GRIPE PARA ALÉRGICOS A OVO.

Parecer da ASBAI (Sociedade Brasileira de Alergia e Imunologia) sobre a vacina da gripe nos alérgicos a ovo.

Compart. página