Quando a gente lê os 10 passos da alimentação saudável (se ficou confuso, releia a parte 1 da introdução), parece tão fácil! Mas aí a televisão fala uma coisa, a blogueira outra, o médico outra. Aí tá feita a confusão! Você já nem sabe mais quem falou o que!
Pensando nisso, o comitê de nutrologia da sociedade brasileira de pediatria, veio em 2018 responder as dúvidas mais frequentes.
Vamos lá para nosso top 10 de dúvidas
Dúvida número 1: quando devo iniciar a alimentação?
Aos 6meses. Alguns pais de alérgicos (principalmente APLV), têm medo de iniciar as comidas e tendem até a atrasar este início. Atrasar a alimentação não protege a criança da reação alérgica, podendo inclusive aumentar o risco. E começar a comida com 3 a 4 meses pode também aumentar este risco. Então, alérgicos e não alérgicos devem começar a alimentação com 6meses!
Então a cronologia fica assim:
Leite materno exclusivo até 6 meses e complementado até 2 anos
Aos 6 meses começa a fruta e a primeira papa principal (antes chamava papa salgada, mas como não se usa mais sal, agora se chama principal)
Aos sete meses começa a segunda papa principal
Aos 8 meses tem as 4 grandes refeições bem estabelecidas
Aos 9 meses começa a deixar a consistência cada vez mais grossa até que com 1 ano a criança já esteja apta a comer a comida da família (claro se a família tiver uma alimentação adequada)
Hoje o comitê de nutrologia não estabelece uma rigidez de horário. Se a família tem como começar a fruta de manhã, começa pela manhã. Aquelas que estão mais disponíveis à tarde, começa pela tarde. Esta cronologia deve ser combinada com seu pediatra!
Dúvida número 2: Como oferecer frutas? Tem alguma fruta proibida? E o suco de frutas?
As frutas devem ser oferecidas in natura (natural, sem nenhum aditivo, sem nada de açúcar nem farináceo)! Devem ser oferecidas raspadas, raladas ou amassadas com uma colher (ou picadas se você fizer BLW ou BLISS).
Não há contraindicação de frutas! Não é proibido nem as ácidas! Não precisa ser maçã argentina, banana branca como se ouvia dizer! É a fruta da estação, a que estiver acessível a sua família. Escolha variado!
Única fruta proibida é carambola para quem tem insuficiência renal!
Já o suco de frutas, não se indica mais! Ele tem muita caloria (mesmo o da fruta natural) e pouca fibra! Não use mais! Hidrate com água!
Dúvida número 3: meu filho é alérgico, tenho que evitar peixe e ovo?
Não, isso ficou no passado. Agora todas as crianças (alérgicas ou não), devem receber ovo e peixe com 6meses. Estudos mostram que a inserção nesta idade diminui risco de desfecho alérgico no futuro. E a introdução depois de um ano, aumenta o risco de reações alérgicas.
Dúvida número 4: e o glúten? É melhor evitar?
Estudos de 2015 demonstraram não haver intervalo ideal para introdução do glúten para prevenir a doença. E postergar o início, não vai impedir que a doença se forme. Logo, glúten também pode ser iniciado com 6meses.
Dúvida número 5: papa sem sal minha família diz que tem gosto horrível. Posso colocar sal?
Os alimentos já tem sódio intrínseco. O sal não deve ser adicionado às papas principais até os 12 meses. Depois desta idade, somente com muita moderação. O paladar pelo sal o ser humano começa a desenvolver no segundo semestre de vida, mas se for estimulado precocemente, vai ser mais ávido no futuro para coisas mais salgadas. Além disso, com um rim imaturo, o sal pode entrar como um fator de risco para desenvolver hipertensão arterial no futuro.
E fique seguro quanto ao iodo (por não estar dando sal). Os alimentos, o leite materno e as fórmulas já tem o suficiente para tal.
Dúvida número 6: eu tenho que repetir um alimento mais de uma vez na introdução?
A alimentação deve ser variada, colorida. Mas um alimento alergênico (como leite, ovo, soja, trigo, peixes) deve ser exposto a cada 3 a 5 dias, antes de passar para o próximo alimento.
Dúvida número 7: como higienizo os alimentos para preparo?
Na verdade, deve-se higienizar os alimentos e os utensílios!
Mamadeiras e utensílios devem ficar de molho em imersão por 15 minutos em solução de hipoclorito de sódio 2,5% (20 gotas de hipoclorito para 1 litro de água).
Já os alimentos, para evitar contaminação com agrotóxico, colocar em bicarbonato de sódio 1% (1 colher de sopa em 1 litro de água) por 20 minutos.
Já a água deve ser filtrada e fervida ou clorada (2 gotas do hipoclorito em 1 litro de água aguardando por 15min)
Dúvida número 8: Posso fazer a mesma comida no almoço e no jantar?
Você pode fazer a comida no almoço para dar no almoço e jantar. Ou no jantar para dar no jantar e almoço.
Dúvida número 9: Posso usar mel?
Com menos de 1 ano não se pode usar mel. Nessa idade o Clostridium botulinum pode causar botulismo.
Dúvida número dez: ok, já sei que suco não é bom dar. Mas água de coco?
A água de coco não deve ser oferecida, ela também tem sódio. Hidrate com água
Um abraço, Dra. Mirella
Fonte: Manual de alimentação da SBP, quarta edição, 2018