Vamos falar um pouco do nosso amigo sol, que rem sido de muita polêmica sempre!
O sol traz algum benefício ao ser humano?
A exposição solar na medida certa e com a devida proteção é sim de muito benefício para a saúde!
A exposição solar auxilia na produção de vitamina D, na produção de endorfinas, no controle do nosso relógio biológico. Pesquisas atuais mostram que a exposição solar pode atuar como prevenção em alguns tipos de câncer, doença cardiovascular, Alzheimer, diabetes e esclerose múltipla.
Então onde mora o problema?
O problema se dá na exposição inadvertida e sem proteção, que contribui para a formação de câncer de pele e de envelhecimento precoce.
Infelizmente, mesmo com o crescente número de CA de pele, a população brasileira ainda acredita que a fotoproteção só é necessária quando se vai à praia. Isso é um tremendo de um erro! A radiação ultravioleta está presente na praia, no parque, no quintal, nas ruas e em todos os dias do ano!
E o bronzeado do verão 😎
Quem nunca fez de um tudo para ficar bronzeado que atire a primeira pedra! Mas vamos entender o que significa no corpo o processo de bronzeamento! Quando o corpo é “queimado” pela exposição solar, uma maneira dele se defender é produzindo mais melanina. Quanto mais melanina, mais ele tenta fugir dos efeitos deletérios do sol. A melanina em excesso é então oxidada e dá a cor bronzeada. O problema, é que nesse processo algo pode dar errado no DNA da célula que foi “queimada”. Pode haver mutação de DNA que pode ser o precursor de um câncer de pele futuro. Logo, o bronzeado de hoje pode ser o câncer de amanhã.
A proteção solar nas crianças tem fator de proteção no Câncer?
Com certeza. Estudos demonstram que a fotoproteção em menores de 18 anos pode prevenir o CA causado pela exposição solar em 78% dos casos
Então como fazer a fotoproteção na infância?
A primeira coisa que precisamos fazer é explicar os conceitos para as crianças! Vamos a eles:
O sol é amigo antes das 10 e depois das 16!
Sol que racha, ache uma sombra amiga!
Mesmo na sombra, cuidar com objetos que estejam refletindo os raios solares!
Use fatores de proteção mesmo em dias nublados!
Os fatores de proteção são bonés, óculos, roupas (muitas tem FPS) e filtros solares! Não dispense nenhum deles!
Como escolher o filtro solar do meu filho ?
O filtro solar pode ser dividido em duas classes: físicos (inorgânicos ou de barreira) e químicos (ou orgânicos).
Antes dos 6meses, não usamos filtro solar. A partir dos 6meses, dividimos em duas categorias:
Filtro físico: usados dos 6meses aos 2anos. São mais espessos, mais difíceis de passar, mas já começam a atuar assim que sejam espalhados pela pele.
Filtros químicos: usados acima dos 2anos. Não começam a funcionar prontamente, logo devem ser passados 20min antes da exposição solar.
Qual fator de proteção deve ser escolhido?
Estudos mostram que se um adulto passasse de forma adequada o protetor solar, poderia se manter protegido com FPS de 30. No entanto, o que se vê na prática é que por motivos vários (desconhecimento, economia etc) as pessoas passam 65% a menos do produto, perdendo quase 50% do fator de proteção.
Baseado nestas informações, a sociedade brasileira de pediatria indica FPS 50 para crianças e adolescentes.
O que a Sociedade Brasileira de Pediatria orienta atualmente em relação a filtro ?
Abaixo de 6meses: evitar exposição direta ao sol. Usar sempre sombrinhas, bonés e roupas de proteção. Na impossibilidade de não se expor, o filtro de barreira deve ser discutido com o pediatra
Dos 6meses aos 2anos: filtros de barreira (lembra, aquele difícil de espalhar mas que já começa a atuar ao ser espalhado)
Dos 2anos em diante: filtros químicos(lembra, aquele que tem que passar 20min antes de ir ao sol)
Aplicar todos os dias, não somente em praias e piscinas.Aplicar até em dias nublados. Deve-se aplicar a quantidade correta para cada área de superfície corporal (vou deixar em anexo aqui embaixo a foto das quantidades por área). Deve-se reaplicar a cada 2hs, ou antes, se sudorese profusa ou se imersão em água.
Lembre de colocar essa rotina no dia a dia, não somente no verão.
Um abraço,
Dra. Mirella
Fonte: Guia de Fotoproteção na Criança e Adolescente da SBP.
Assunto revisado em dezembro de 2020