No finalzinho do primeiro ano, os pais perguntam sempre: meu filho pode comer a comida da família? Mas antes desta pergunta devemos nos perguntar: nossa família come certo?
Vamos então primeiro entender a classificação dos nossos alimentos segundo a NOVA 2016. Nesta classificação, os alimentos são divididos em quatro grandes grupos:
In natura ou minimamente processado: são alimentos que a natureza nos dá, sejam eles vegetais ou animais. Não se adiciona nada neles e a manipulação vai ser mínima: limpeza, corte, moagem, refrigeração. Aqui não se adiciona nem sal, nem açúcar nem produtos químicos. Essa deveria ser a base da alimentação de crianças de 1 a 2 anos (deveria ser a base de todos nós)
Ingredientes Culinários processados: são produtos alimentícios produzidos para serem usados em outros alimentos. Exemplo: o sal retirado de minas e de água do mar; o açúcar retirado de cana de açúcar
Alimentos processados: são alimentos que são alterados pela indústria para serem consumidos de outra forma. São adicionados sal, açúcar ou outras substâncias para durarem mais tempo. São exemplos: geleias, compotas de frutas, peixes em conserva
Alimentos ultra processados (vulgo veneno): são produtos que são encharcados de muitos outros como sal, açúcar, corante, conservante, aromatizantes, realçadores de sabor. Aqui tem um tiquinho de comida, todo o resto é química. São exemplos: refrigerante, pó para refresco, salgadinho de pacote, sorvete, chocolate, bala, pão de forma, bolacha, salsicha, miojo, pizza, nuggets etc
Então, se sua família consome muito alimento ultra processado, está aí uma boa hora para repensar a alimentação
Mas se sua família já come saudável, então chegou a hora de comer alimentos da família.
Como é a alimentação de 1 a 2anos?
Quanto ao leite:
Se a criança mama no peito, manter a amamentação e começar a alimentação da família.
Se ela não mama, deve receber fórmula infantil compatível para a idade.
Mas e o leite de vaca? Leite de vaca não deve ser iniciado antes de 2anos. Ele além de colocar a criança em risco de alergia, é pobre em zinco e em ferro. É a principal causa de anemia em crianças com menos de 2anos no Brasil. Para cada mês de uso de leite, a hemoglobina cai 0,2g/dl. Logo, nada de leite de vaca, leite de caixa e leite de pacote.
O volume de fórmula que deve ingerir é de 600ml ao dia. Não pode passar desse volume. Mais de 600ml no dia, pode levar à transtornos como anemia, constipação, redução por apetite por outros alimentos. Por isso fique atento: se não comeu o lanche, não deve receber leite no lugar.
Pode um cafezinho com leite?
Esta é uma pergunta frequente nos consultórios, a ponto de chamar a atenção da Sociedade Brasileira de Pediatria, que se pronunciou pelo seguinte: não pode! A cafeína presente no café além de agitação, impede a absorção de ferro, zinco e cálcio. Nada de cafezinho pro cafezeiro!
Onde comer?
Muitos pais acabam dando alimento em horário diferente da família. Mas este é o momento de se comer junto. Então a indicação é de comer na mesa, com a família e sem distrações (televisão ou de outras tecnologias). Tenha muita paciência neste início. A criança no segundo ano de vida se distrai fácil e faz muita bagunça na mesa. Mas este também é um momento de aprendizado e como todo aprendizado, precisa de paciência e afeto.
E líquido?
Sempre longe das refeições. Não ofereça água no almoço e na janta. Isso vai trazer saciedade precoce (vai se sentir “cheio” logo). Liquido oferecido até 2anos é água. Nada de suco. Suco tira a fome e traz problemas futuros como aumento de glicose e sobrepeso (veja o post no site suco não). Ideal no dia para esta faixa, 900ml (eu sei que é um volume grandinho, ofereça aos poucos)
Quais são as porções de cada alimento que tenho que oferecer por dia?
Cereais, tubérculos e raízes: Deve receber 5 porções ao dia. Quanto é uma porção (vou colocar ao lado do alimento): arroz (2colheres de sopa) milho, quinoa e aveia (1colher e meia), batata (1unidade pequena) batata doce, inhame, cará, batata salsa (1colher de servir, aquela maior de restaurante), mandioca (1colher e meia de sopa), macarrão (2colheres de sopa) etc. Deve receber 5 porções ao dia.
Verduras e legumes: Deve receber 3 porções ao dia (aqui abaixo vai ter a foto de quanto é uma porção)
Fruta: Deve receber 4 porções ao dia (aqui em baixo vai ter a foto de quanto é uma porção)
Carnes e ovos: Deve receber 2 porções. Quanto é uma porção: bife bovino (meio bife ou 25g), bife de frango (meio bife ou 33g), ovo 1 unidade, sobrecoxa 1 unidade, carne moída 2 colheres de sopa.
Feijões: feijão de todas as cores, ervilha e grão de bico. Deve receber 1 porção ao dia. Quanto é uma porção: 25g ou 1colher de sopa
Óleo: azeite de oliva. Duas porções ao dia. Quanto é uma porção: 1 colher de sobremesa
Então a refeição do dia deve ser variada e respeitando estas porções: 5 de cereais e tubérculos, 3 de verduras e legumes, 4 de frutas, 2 de carnes e ovos, 1 de feijão e 2 de óleo. Varie, tanto no tipo de comida quanto no jeito de preparar!
Exemplo de cardápio (veja que dá para variar, só vá substituindo dentro dos grupos)
Café da manhã: 200ml do leite dele + meio papaia + aveia 1 porção (1colher e meia)
Lanche da manhã: 1 fruta
Almoço: 2 colheres de sopa de arroz + 1 colher de sopa de feijão + 2colheres de sopa de carne moída + 1 colher de sopa de abobrinha + 1 pires de alface + 1colher de sobremesa de azeite de oliva
Lanche da tarde: 200ml do leite dele + 1 fruta amassada com quinoa
Janta: 1 batata inglesa pequena + 1 porção de frango + 1 colher de sopa de cenoura + 1 pires de agrião + 1 colher de sobremesa de azeite de oliva
Ceia: 200ml do leite dele
O que não devo dar antes de 2anos?
Não devemos dar antes de 2anos (e depois também não é uma boa escolha), os ultras processados! Evite refrigerante, pó para refresco, salgadinho, sorvete, chocolate, bala, wafer, bolacha, salsicha, miojo, pizza, nuggets etc. Isso não é comida de verdade. Isso não traz saúde pro seu filho. É gostoso? Mas é saudável? Se a resposta para a segunda pergunta for não, evite.
Fica a dica de descascar mais e desembalar menos!
Um abraço, Dra. Mirella
Fonte: Manual de alimentação da infância à adolescência da SBP, 2018