Pediatria, um pouco de história
O termo pediatria foi criado em 1880.
Tem origem em duas palavras gregas: paidos (criança) + iatreia (processo de cura).
O primeiro hospital dedicado ao cuidado de crianças, o Hospital Des Enfants Malades (França) foi criado em 1802.No Brasil, em 1910, houve a criação de uma sociedade (Sociedade Brasileira de Pediatria) que se dedicasse às crianças.
Desde então, somos 37mil pediatras em atividade.
Até quando ir ao pediatra?
A OMS define que a área de atuação do pediatra é desde o último trimestre da gravidez até os 20 anos de idade incompletos (mais precisamente 19anos, 11meses e 29dias)
Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, a quantidade de visitas ao pediatra depende da idade da criança e das necessidades específicas para cada caso.
Nas situações em que há ausência de doença, a recomendação é de três consultas mensais para bebês com 5 a 30 dias de vida, uma vez por mês entre dois e seis meses de idade e uma visita a cada dois meses, a partir dos sete meses do bebê.
Para as crianças com dois anos ou mais, o ideal é uma consulta a cada três meses e uma vez por semestre a partir dos 6 anos.
Na fase dos 7 aos 18 ou 19 anos, uma consulta por ano é suficiente para conhecer a condição de saúde do paciente.
E o papel do Gastropediatra?
Gastroenterologia é uma especialização médica que cuida de órgãos como boca, esôfago, estômago, vesícula biliar, pâncreas, fígado, intestino.
A formação de um gastropediatra começa com os 6anos da medicina. Segue-se 3anos de residência em pediatria, 2 anos de residência em Gastropediatra e o "céu é o limite" pra quem gosta de se aprofundar na área. A partir da residência pode-se parar a formação ou ir complementando com pós graduação (no meu caso tenho : nutrição enteral e parenteral pelo GANEP, Hepatologia pela UNIFESP e Nutrologia Pediatrica pela Universidade de Boston), Nutrologia pela IPEMED e aprimoramento em Transtorno alimentar pelo Ambulim USP) fellows e mestrado e doutorado (no meu caso tenho mestrado em nutrição da infância à adolescência pela São Camilo).
O gastropediatra faz diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças que acometem os órgãos do aparelho digestivo, como:
Para ser gastropediatra reconhecido pelo MEC, deve-se fazer residência médica em pediatria e na especialidade. Para ser gastropediatra reconhecido pelo CRM, há necessidade de se obter o RQE (registro de qualificação de especialista), que é uma prova (semelhante àquela que os advogados fazem - a da OAB) e passar nesta prova.
O número de RQE dá ao paciente a garantia que este profissional passou por formação completa e que conseguiu passar na prova que o qualifica como especialista.
Para saber o RQE de um médico é só entrar no CRM e procurar pelo nome ou número do CRM
Posso ir só no Gastro? Há necessidade de ir ao pediatra?
Muitos pais e familiares de crianças em acompanhamento com especialistas perguntam se há necessidade de seguir acompanhamento pediátrico regular. A resposta é sim !!!!!!
A pediatria é uma especialidade fundamentalmente de prevenção. O propósito da especialidade é preparar o ser em desenvolvimento para uma vida saudável. Na consulta pediátrica de prevenção há muito o que fazer: ver crescimento e desenvolvimento, ver esquema vacinal, orientar cuidados de higiene, orientar nutrição adequada, orientar exercícios, detectar atrasos de desenvolvimento, entre outros.
Logo, você precisa sim do pediatra para as consultas regulares de prevenção de doenças e de promoção de saúde.O especialista está para apoiar o pediatra e não o substituir! O trabalho é de equipe: pediatra, paciente, família e especialista!
Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria
Revisado em abril de 2024
Um grande abraço, até mais
Dra Mirella